17 de junho de 2008

QUER EMAGRECER OU PERDER PESO ?


Existe uma grande confusão nos conceitos perder peso e emagrecer. Eles são muito diferentes, pois perder peso implica “apenas” na perda de quilos na balança. Independe do que foi perdido, se foi água, massa muscular ou gordura as pessoas estão mais preocupadas em perder peso do que emagrecer.

Vendo apenas pela balança, não sabemos a qualidade do que foi perdido. Se perdemos mais água será facilmente recuperado se houver uma boa hidratação, agora, se a perda foi mais de massa muscular será prejuízo duplo. Demora-se mais tempo para ganhá-lo novamente e o mesmo é que é o responsável pelo nosso maior ou menor gasto calórico, principalmente no repouso.

Conclusão:
a perda de peso baseada em perda de água e músculo é desfavorável para quem quer emagrecer; já quando perdemos gordura efetivamente, o benefício será enorme. Quando o assunto é Corpo Humano é importante entender que ele é composto por inúmeros elementos que são divididos basicamente em massa gorda (composta por gordura essencial e gordura armazenada) e massa magra (livre de gordura: músculos, ossos, órgãos, líquidos e quaisquer outros tecidos).

Quando o peso que foi diminuído for de gordura você vai sentir sensível diferença nas suas roupas e medidas e não tanto em balança. Isto porque a gordura é menos densa (mais leve) e ocupa mais espaço.
Já a massa muscular é mais densa (pesa mais) e ocupa menos espaço. Quando perdemos gordura, vai embora também um pouco de líquidos, pois juntamente com a gordura armazenamos água. Portanto, cuidado para não se iludir com balança.


A perda de balança pode ser facilmente recuperada dependendo do que foi perdido.
A prática de exercícios físicos juntamente com a reeducação alimentar e/ou dieta é imprescindível para se conseguir perda de gordura. Uma avaliação física que meça as pregas cutâneas (dobras de gordura) é importante para você verificar a qualidade do que está sendo perdido e poder reajustar dieta e exercícios.


Fonte: Sentir bem.

14 comentários:

  1. Olá querida!
    Muito obrigada pela visita. Vou te linkar ok?
    Te convido para vir ao meu blog e participar da enquete que estou fazendo no post de hoje, amanhã quero fazer uma análise do resultado das respostas de todas as amigas leitoras e colocar a análise sobre minha pessoa também. Quero fazer de meu blog um blog interativo!
    Obrigada mais uma vez!
    Beijos de coração,
    Frida

    ResponderExcluir
  2. Assim é que é falar!
    Adorei!
    Vamos lá pessoal
    beijos

    ResponderExcluir
  3. É verdade...
    As vezes eu tomava laxante e quando subia na balança ficava toda feliz,mais na verdade era só água que tinha ido embora... A gordura é mais difícil se eliminar.
    Quero só a gordura magra! :)
    Parabéns pelo blog!
    Se puder dê uma passadinha no meu.
    Um abraço forte e uma ótima semana light e linda.

    ResponderExcluir
  4. Viche amiga eu quero é emagrecer, mas nem perder peso estou conseguindo no momento (rssssssssss).

    É uma luta árdua, mas vamos aprendendo umas com as outras e vamos conseguir!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muotoboa a reflexão. Eu morro de medo de estar perdendo peso de massa magra agora que não estou me exercitando, pq então fica cada vez mais difícil emagrecer.


    Bjs


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  6. Querida

    Adorei sua sinceridade na minha enquete! Hoje eu trouxe o resultado e a minha opiniao!

    Beijos e muita energia nesta caminhada!

    Frida

    18 de Jun

    ResponderExcluir
  7. belo artigo! muito informativo! beijinhooos

    ResponderExcluir
  8. Amiga,manda sua altura para o desafio, e quando atualizar o peso envia para o e-mail:
    menos10porcento@yahoo.com.br

    Bjs e saudades!

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa gostei muito de seu post ele me fez pensar e refletir.
    Valeu pela dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante esse post por isso q várias pessoas emagrece rapido mais tbm volta a engorda rapido
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Ótima matéria! Hj mesmo coloquei no meu blog um assunto sobre dietas malucas. Nessas as pessoas perdem peso, não emagrecem como deve ser. Confesso que já agi assim no passado, mas hj quero é emagrecer com saúde e perdendo só gordurinhas! Bjs e força!

    ResponderExcluir
  12. Ótima matéria! Hj mesmo coloquei no meu blog um assunto sobre dietas malucas. Nessas as pessoas perdem peso, não emagrecem como deve ser. Confesso que já agi assim no passado, mas hj quero é emagrecer com saúde e perdendo só gordurinhas! Bjs e força!

    ResponderExcluir
  13. Ótima matéria! Hj mesmo coloquei no meu blog um assunto sobre dietas malucas. Nessas as pessoas perdem peso, não emagrecem como deve ser. Confesso que já agi assim no passado, mas hj quero é emagrecer com saúde e perdendo só gordurinhas! Bjs e força!

    ResponderExcluir
  14. aiiiaia
    eu quero emagrecer!!
    amgrecer as banhas de verdade rsrsrsr!!
    Muito bom o texto!
    bjokas

    ResponderExcluir

Entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o ... e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”
Obrigado por me acompanharem!!! Força sempre, se não por hoje mas hoje e sempre.