2 de abril de 2013

“Mente sã, Corpo são”.

Faz dias que me pergunto por que muitas pessoas que querem emagrecer, não lêem?
Não faz uma leitura de um artigo, muitas vezes um comentário de 5 linhas, acredito eu, que isso ocorre muito no Facebook, muitas vezes na pressa ou preguiça mesmo de ler, as pessoas preferem apenas ilustrações, eu acompanho muitos blogs e paginas no Facebook e dependendo do assunto abordado, leio alguns comentários e sempre me surpreendo.

Recentemente, uma pagina postou um desafio com link de como funciona, mas nos comentários e são muitos dizia: “como faço”, “como funciona”, “quando começa” e por aí vai. Claro que dependendo da situação, pessoas tem acesso ao Face no celular, no trabalho e muitas vezes não tem como acessar um Blog, ao mesmo tempo em que tem varias pessoas que podem acessar e não fazem.
Mas se muitas pessoas buscam emagrecer, se não começar a ler, se informar, se atualizar, para no meio do caminho.

Uns podem dizer que o assunto tem que ser interessante, verdade, no emagrecimento tem assuntos chatos, cansativos, repetitivos e têm uma infinita variedade de assuntos desconhecidos, informações essas que lhe ajuda no processo de reeducação alimentar.
Quando comecei em 2008, entrei no Vigilantes do Peso, e faminta por informação, comprava livros, revistas e  entrava em sites, blogs, Orkut e passava horas, lendo, pesquisando e analisando o que traria para minha R.A
Em 2013, estou mais centrada, porque aprendi muitas coisas boas e as coloco em pratica, aprendo todos os dias e descubro coisas que na época diziam “não coma” e agora com avanço de pesquisas, dizem “coma sim, mas com moderação”.

Já recebi algumas mensagens e li em alguns comentários de blogs, principalmente no face, de pessoas aparentemente desesperadas, pedirem ajuda, exemplos:

“quero emagrece, mas não consigo o que eu faço? Ajude-me?”
“me de dicas do que comer”
“emagreceu tudo isso em quanto tempo”

E por aí vai...

Muitas pessoas caem em armadilhas, rasgam dinheiro, entram em dietas da moda e no final saem frustradas, incrédulas. Uma das primeiras coisas que eu vou dizer é procure um profissional.

Reeducação alimentar é para todos, mas nem sempre o que é bom pra mim, é bom para você. Fatores que vai de encontro com nossa saúde, problemas hereditários, genéticos etc.

Mas Vanessa, eu não tenho convenio? Ok, mas temos a rede publica. Agende uma consulta, corra atrás, faça exames, comece alguma atividade física, corte pela metade o que come em excesso, mude alguns hábitos, você não precisa ser 8 ou 80, mas tem que fazer esforços diários.

Aparentemente parece fácil para alguns, mas isso depende também do seu psicológico, sua motivação e força de vontade. Tem momentos que da vontade de puxar os cabelos, chorar, gritar e isso sempre me aconteceu por causa das pessoas ao meu redor, quantas vezes eu ouvi “esse você não pode”, mas quem sabe o que pode ou não pode é você, alias você pode tudo, desde que com moderação ou alguma restrição necessária mesmo por conta da sua saúde.

Os amigos apoiam e dizem que "só um pedacinho não vai lhe engordar", realmente de grama em grama que engordamos e a família, essa sim tem peso nas nossas escolhas e decisões, tem que ser firme e forte, porque sem querer querendo às vezes acontece os boicotes e ninguém é obrigado a comer o que você come, no começo alguns riem do seu prato, pela pouca quantidade de comida, mas se você come de 3 em 3 horas, com certeza alguns comem apenas 3 refeições no dia. Fiquemos felizes, mudanças de hábitos saudáveis perante a mesa, contagia aos poucos, quando você vê, estão usando seu adoçante, sua margarina light, comendo seu pão integral e por aí vai.

Outra coisa, se você ficar pensando que emagreceu 2 kg no mês e sua amiga emagreceu 4 kg no mês, dizendo que fez exatamente o que ela fez. Para tudo, ok! Seu organismo é um e da sua amiga é outro, assim ocorre na queima de gordura etc. Não foque nisso, faz sua parte, comemore cada grama eliminada, estabelecer metas é legal, mas nada de metas absurdas.
Emagrecendo com saúde, é um bem que fazemos para nós mesmos e vamos agradecer muito no futuro.

Pesquise, leia, compartilhe, escreva, faça um blog, uma pagina um diário, ah não tem tempo, tudo bem, um caderno, uma agenda, no PC, escreva seu cardápio do dia, suas dificuldades, suas vitorias, tire fotos suas e do que você come (isso é muito importante), é uma variedade de coisas que você pode fazer.


"O cérebro é seu. O corpo é seu. Você é o comandante dessa nave. Você é quem escolhe o que comer o que fazer, como ser."

 QUERER é PODER e CONSEGUIR... 

EU NÃO DEIXEI DE ACREDITAR EM MIM,
 E SEI QUE VOU CONSEGUIR VENCER A BALANÇA, VENCER MEUS PRÓPRIOS OBSTÁCULOS CRIADOS AO LONGO DOS TEMPOS.


Ufa, achei que ia mais longe, interrompida pela minha mãe, acho que ta na hora de parar, Então essa é minha opinião, o que eu acho, um pouco mais que um desabafo, é isso aí.

Ótima semana, se cuidem sempre!

Beijinhos

Vanessa

Vanessa 

5 comentários:

  1. Vanessa,

    eu tinha um blog de emagrecimento antes, responsabilidade para emagrecer, perdi a senha, perdi o estimulo e estou voltando agora.

    li o seu post e ele me deu uma dose de . determinação.

    obrigada e vou te adicionar no meu novo blog.

    bjos!!

    Jam

    http://aprendendoaemagecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, muito bacana este post. pra mim o grande obstaculo da R.A e a vagaresa do processo. porque saber como fazer a gente ja sabe muito bem, mas os resultados demoram um pouco a aparecer e a gente pula do barco.

    ResponderExcluir
  3. To mega empolgada de novo amorita. Faz tempo que nao me sentia assim. aproveitar a vibe, neahm?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu post amiga, e acredito no que fala mesmo, nós que temos que acreditar, o resto é conversa, tudo dá certo quando nos empenhamos, a questão é só achar o caminho.
    Bjks

    ResponderExcluir

Entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o ... e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”
Obrigado por me acompanharem!!! Força sempre, se não por hoje mas hoje e sempre.