5 de julho de 2009

Matéria Especial

Emagrecer ou ser emagrecida?

Fiquei pensando sobre o assunto e acabei concordando que é isto mesmo o que acontece. A maioria das pessoas que pretende perder alguns quilos quer que alguém faça alguma coisa por elas, ou seja, que lhe receite algum remédio, uma erva, um novo chá emagrecedor, enfim que lhe passe uma receita milagrosa.

Como sabemos, estas coisas não têm valor porque seria a influência de uma pessoa em outra. O emagrecimento nunca deve partir de outra pessoa e sim de quem desejar: “eu quero emagrecer”.

Querer emagrecer é mudar hábitos inadequados, é evitar a vida sedentária, é tomar bastante água, fazer exercícios físicos no mínimo uma hora por dia, é comportar-se como magro numa festa de “boca livre” e, principalmente, depois de emagrecido incorporar esses novos hábitos. Na realidade é a promoção da saúde para a vida inteira e não ser emagrecida através de alguém ou algo por pouco tempo.

Quem se deixa emagrecer e é o que acontece com grande parte da população, apenas emagrece por pequeno período e ao voltar aos seus hábitos de obeso, engorda tudo novamente. É o famoso efeito “sanfona”.

A vontade (querer) não partiu de sua própria mente. O medicamento apenas tirou a fome e ela emagreceu por comer menos naquele período. Suas crenças e seus comportamentos, sejam quais forem, continuam os mesmos.

Resumindo, é necessário “querer” emagrecer, um desejo autêntico da própria pessoa, mudar suas crenças (exemplo: comer bastante agora para não faltar depois) e comportamentos (exemplo: comer lanches ou salgados à tarde no serviço ou em casa), aproveitando suas capacidades (todos têm essas capacidades).

Depois de emagrecido, ficar o dobro do tempo, no mínimo, que levou para emagrecer neste último peso, para que se consolide a nova maneira de se relacionar com os alimentos e o novo estilo de vida.


Dr. José Rui BianchiMédico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora

5 comentários:

  1. Disse tudo amiga.
    Eu quero emagrecer.
    Amanhã começo meu mes de julho,rsrsrsrs.
    Esse final de semana foi de jacadas. Mas consegui passar os dois dias sem cigarros.
    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto! Acho que e isso mesmo: esperamos milagres e agimos pouco.

    Os desafios estao ai para serem "ultrapassados' diariamente. Eu sou gorda, preguicosa e adoro coisas engordiets...Mas para emagrecer...Faco caminhadas, fecho a boca e como coisas saudaveis, com calorias boas e nao-vazias...

    Fazer o que? Nao sou magra e tenho que ter disciplina...Mas concordo com o texto...Muitas pessoas pensam que vai ocorrer um milagre e que elas irao conseguir emagrecer so dizendo que querem...

    bjo e uma excelente semana!!

    ResponderExcluir
  3. Ora nem mais Vanessa, é isso msm!
    "Se não gostarmos de nós ninguém gostará", logo: se não quisermos emagrecer, ninguém o fará por nós!

    Boa Semana
    CC

    ResponderExcluir
  4. Engraçado isso de comportar-se como magro...como é isso?

    Que bom que você está animada! Bjs!!!

    ResponderExcluir

Entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o ... e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”
Obrigado por me acompanharem!!! Força sempre, se não por hoje mas hoje e sempre.