28 de agosto de 2008

CAMINHAR E CANTAR

Meu presente pra vocês amigas, esta descrito nesse texto abaixo, espero que gostem, pois ele retrata exatamente o que muitas vezes estou sentindo e vivenciando!!!
Hoje foi mais um dia nota 9 e estou muito feliz... caminhando e cantado com fone no ouvido... rss
Beijos e se cuidem sempre!!!
***
***

"Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: 'Navegar é preciso; viver não é preciso'". Fernando Pessoa é quem nos faz lembrar a poesia daqueles marujos do passado. Pelos "mares nunca de antes navegados" de Camões trouxeram a Europa para a América. Globalizar é preciso. Um novo mundo nasceu do estranhamento de um ser humano diante do outro: quadro típico dos encontros e desencontros da humanidade consigo mesma. Europeus e americanos nunca mais foram os mesmos.
Ao lema dos navegadores, Pessoa acrescenta sua própria interpretação: "Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar". Para quem não é poeta nem marinheiro, como é o meu caso, cabe uma nova metamorfose, com a devida licença dos lobos do mar e do poeta português: caminhar é preciso, viver não é preciso.
A condição de caminhante iguala os seres humanos. Caminhar coloca as pessoas diante da condição humana. "Caminhando e cantando e seguindo a canção / Somos todos iguais braços dados ou não" (Geraldo Vandré). Caminhar e cantar são imperativos à vida, pois "sem música, a vida seria um erro" (Nietzsche).
A cada passo dado ou a ser dado todos somos convidados a uma decisão, que pode levar ao erro. Viver é arriscado. Ninguém é obrigado a acertar sempre. A língua portuguesa permite um trocadilho: caminhar é errar. Errante é todo aquele que decide.
Decidir faz toda a diferença, pois há quem viva sem fazer escolhas a respeito de sua própria existência, sem conhecer suas pulsões e os múltiplos destinos possíveis a elas. Pode-se viver uma vida inteira sem que se perceba a possibilidade de outros caminhos, para além daqueles que se apresentam como naturais ou familiares. A vida são nossos caminhos.
Pode-se levar muito tempo até que se descubra que a vida é mais do que um caminho, aquele em que estamos; e mais do que dois caminhos, aquele em que estamos com nossos pares e o outro, por onde andam os outros. Quase sempre dividimos a vida entre nós e os outros. Os europeus e americanos de outrora podem ser os Bush e Bin Laden de agora. A humanidade continua a se encontrar e a se desencontrar pelos caminhos afora.
É difícil perceber que a caminhada nem sempre é para frente e que há curvas, desvios, bifurcações, encruzilhadas. O caminho nem sempre é plano. A vida exige força para escalar montanhas e coragem para descer precipícios. É difícil perceber que nós podemos ir e que ao voltar somos outros.
Que falta faz a poesia de Antonio Machado em nossa vida, tão prosaica: "Caminhante, são tuas pegadas / o caminho, e nada mais; / caminhante, não há caminho, / faz-se caminho ao andar. / Ao andar se faz o caminho, / e ao voltar o olhar para trás / vê-se a estrada que nunca / se há de tornar a pisar. / Caminhante, não há caminho, / apenas trilhas sobre o mar"
Não é bom ao ser humano trocar as experiências do caminho pela tranqüilidade de ter os pés em porto seguro. "O porto, não. (...) O porto, nada. Navegar é preciso, viver não é preciso" ("Os argonautas", Caetano Veloso). Sem risco, não há navegação ou caminhada, nem a emergência de mundos novos.
Caminhar é preciso! O que importa é o caminho, ou melhor, são os caminhos, sempre no plural, como a vida. "Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia"
(João Guimarães Rosa)
P.S= Minha nota 9 se dá,porque hoje comi um pirulito de chocolate normal, me mantive bem a dias sem açúcar, sempre optando pelos diet, mas hoje comi sim, não estou com peso na consciência, não me sinto derrotada e muito menos arrependida, sei que isso faz parte do meu processo, e amanhã é um novo dia!!!
***

12 comentários:

  1. Olá, cheguei aqui através do blog da Adriana, e gostei. Não é fácil, não é mesmo.Eu não tenho tempo de praticar atividade física, então vou te copiar, vou voltar para casa a pé!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. E que presente Vanessa! adorei o texto, se o caminho fosse só plano, não aprenderiamos nada mesmo. Sempre falo que estamos navegando, cada uma no seu barquinho. hoje tenho aniversario, mas estou me cuidando, alimentação bem leve.Beijos minha querida.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, forme e forte.......nao esqueçendo o nosso entuito de chegar la um otimo final de semana light.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vanessa!
    Tudo bem?
    Se Deus quiser, final do ano você estará nos 26 pontos. Estou na torcida!
    Quanto ao pirulito, concordo que devemos restringir os doces e açucares, mas um pirulitinho, de vez em quando, é permitido. Na verdade, nada é proibido. E acho que não ser ele (o pirulito) a detonar sua RA.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Texto lindo, Vanessa! Obrigada pelo presente!!! QUe seu fim de semana seja iluminado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. amanhã é um novo dia e agora é um novo momento!

    errou há dez minutos atrás? acerte agora!

    beijos e bom find!

    ResponderExcluir
  7. Olá Vanessa,

    Participo do Desafio da Lu francesa, assim como vc, e assim como vc tb me chamo Vanessa,
    e tem uma terceira menina tb! hehhe

    Só q aconteceu um negócio meio chato, eu esqueci q meu nome lá deveria ser VANESSA (SE) pra não confundir com a VANESSA (q é a terceira menina) e parece q vc esqueceu também, porque fez um comentário assinando como Vanessa e não como NESSA SBC, como deveria ser...

    Eu fiz vários comentários, na verdade foram 20 e os fiz assinando Vanessa. ¬¬¨

    Daí hj (ou ontem, nao me lembro mais) vc fez um comentário no blog, e ficou misturado com os meus entendeu?

    Na lista das pessoas q mais comentam a Vanessa q estava lá era eu, mas como vc foi a última a fazer um comentário , no caso o 21º, fica parecendo ser seus os comentários...

    Enfim... ficou uma enrolação só!!

    Pedi a Lu q tentasse mudar, mas ela não conseguiu, daí vim te pedir ajuda.

    Quando fizer algum comentário se identificar como Vanessa SBC pra não confundir.

    Tem horas q a gente esquece mesmo, eu então me enrolo toda... marinheira de primeira viagem comete muitos erros, já viu né? rs

    ai, ai.. espero q eu tenha te explicado direitinho, pq meus neurônios já estão cansados com essa confusão toda!!! rs

    beijocas,

    vanessa
    http://emagrecimentodavanessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo presente: amei!

    Quanto a nota 9, bobice Vanessa, lembre de onde vc veio e o que já conquistou até aqui: um pirulito não é nada!

    Eu não estou comendo açucar porque não sinto nenhuma vontade! Se sentisse comeria!

    E os benefícios são tantos que seria bobagem da minha parte "reacender" a vontade.

    Está "sumida!" e quero que continue assim.

    Que tal um docinho uma vez por semana?

    Eu vou comer 1 barra de cereal (com açucar) por semana.

    Vamos continuar caminhando, em todos os sentidos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. aDORO QUANDO VC AFIRMA QUE AMANHA E UM NOVO DIA. TB VEJO ASSIM: CADA DIA E UMA NOVA LUTA. A MOTIVAÇÃO DE ONTEM NAO SERVE PRA HJ NAO E MESMO?
    BEIJOS AMADA ENADA DE JACAS

    ResponderExcluir
  10. Olá, com a sua permissão gostaríamos de lhe apresentar nosso Programa de Afiliados para autores de blogs.
    Através do nosso Programa de Afiliados você poderá gerar renda através do seu blog por meio de inserção de nossos banners.
    Para cada visitante do seu blog que realizar uma compra em nossa loja oferecemos a comissão de R$1,00.
    Venha fazer parte deste grupo que cresce a cada dia!
    Para obter maiores iniformações acesse o seguinte endereço http://www.tnh.com.br/afiliados

    ResponderExcluir
  11. Fique bem lindinha!

    Não sei o que se passa, mas olha: o importante é que vai PASSAR e a alegria será possível novamente!

    Vou torcer para vc ficar bem logo!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Van, adorei o texto. Vc é uma gracinha de pessoa. Mil beijos pra ti.

    ResponderExcluir

Entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o ... e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”
Obrigado por me acompanharem!!! Força sempre, se não por hoje mas hoje e sempre.