28 de julho de 2008

13 dicas de reeducação alimentar!

1 - Desconfie das saladas
Encher o prato de azeitona, milho, batata frita, queijo ralado, maionese e frios não é "almoçar salada". Mesmo que tudo isso venha em cima de uma folha de alface. Vale mais a pena comer umas folhas de entrada e, em seguida, um prato de verdade, porém light (carne grelhada com legumes e um pouco de arroz ou batata). E fuja dos molhos de queijo!

2 - Nunca abra um pacote de biscoito quando estiver sozinha
"Nem os monges tibetanos" possuem força de vontade suficiente para abrir um pacote de biscoito e comer um só. Portanto, não faça estoque desse tipo de tentação em casa. Dê vazão ao seu desejo de experimentar o último lançamento do gênero durante à tarde, de preferência no escritório. Abra o pacotinho e ofereça a delícia para todo mundo, na maior simpatia. Não vai sobrar mais do que dois ou três para você.

3 - Conquiste seu espaço na geladeira
Se você mora com outras pessoas e ninguém está a fim de entrar no seu novo e sensato programa nutricional, tome posse de uma prateleira da geladeira. Preencha-a com a seguinte lista básica de alimentos que não precisam de preparo:
frutas
saladas
queijo de minas
iorgute natural ou de frutas
pão integral
vegetais
ricota ou queijo cottage
peito de peru
geleia ou margarina light
sopas congeladas

4 - Coma a cada 4 horas
Se você ficar em jejum por muito tempo, vai acabar fazendo besteira. Pessoas esfomeadas se tornam compulsivas e devoram tudo o que vêem pela frente. E mais: o ciclo jejum-descontrole é o primeiro passo para os distúrbios alimentares (como anorexia e bulimia).

5 - Leve seu kit de sobrevivência na bolsa
Não dá para confiar na lanchonete da esquina. Se você quer garantir sua dose diária de vitaminas e alimentos com baixas calorias, ande por aí com barrinhas de cereais, frutas, frutas secas, iogurte, minicenouras e, se necessário, um sanduíche natural light feito em casa.

6 - Deixe os vegetais prontos para comer
Depois de um dia inteiro de trabalho é difícil encontrar disposição para lavar frutas, verduras e legumes. Você tem três opções: comprar vegetais embalados e pré-lavados preparar e guardar na geladeira palitos de cenoura e pepino ou salsão picado e frutas descascadas (sempre bem secos e em recipientes fechados) pedir a alguém que faça tudo isso para você.

7 - Nunca prepare frituras em casa
Dá trabalho, suja a cozinha e duplica o número de calorias do alimento. Quando estiver louca por umas batatas fritas (só de vez em quando), pare no McDonald's mais próximo. Mais tarde, faça uma refeição 100% balanceada e nutritiva. Nuggets, quibes e outros congelados podem ser feitos no forno.

8 - Desista do couvert, coma frutas na sobremesa
Aqueles pães e patês são um perigo: diga não! Prefira investir suas calorias num prato mais substancioso. E se você não quer arrastar quilos extras por aí ponha na cabeça que sobremesa é fruta. Doces ficam para ocasiões especiais. OK, ninguém é de ferro. Experimente colocar calda de chocolate sobre frutas picadas. Fica uma delícia e tem menos calorias do que aquele bolo de brigadeiro.

9 - Leve sempre um lista de compras por escrito ao supermercado
Você acha que aqueles bombons estão ao lado do caixa por acaso? Não! Esses estabelecimentos são projetados para facilitar as compras por impulso. Contra-ataque fazendo sua lista em casa, bem racionalmente. Vá às compras após uma boa refeição e não compre nada extra.

10 - Adote o "pedágio" de vegetais
A partir de agora, você não vai se proibir nenhum alimento. Deu vontade de comer uma cremosíssima bomba de chocolate? Tudo bem, mas antes terá que traçar uma fatia de melão, melancia ou uma maçã. Está sonhando com uma coxinha? OK, mas pague o seu pedágio comendo qualquer alimento da lista dos 100% liberados.

11 - Coma pão, coma massas e coma batata (sem exagerar)
Os carboidratos sempre foram considerados o inimigo número 1 de quem quer emagrecer. Mas os recheios e molhos gordurosos é que são o problema. Uma fatia de pão integral tem 61 calorias, o mesmo que uma laranja. Por exemplo: um prato com 200 gramas de espaguete ao sugo tem 220 calorias, quase a mesma coisa que um copo de suco de laranja, que tem 192. Já uma colher de sopa de maionese equivale a 107 calorias: o mesmo que uma fatia de bolo caseiro. Pense nisso quando estiver com o cardápio do restaurante nas mãos.


12 - Aproveite os alimentos 100% liberados
Aqui está a lista dos alimentos que você pode devorar sem a menor preocupação com a quantidade: cenoura, tomate, brotos, repolho, cogumelos, acelga, aipo, erva-doce, nabo, pepino, aspargo, beringela, chuchu, ervilha fresca, couve-flor, alcachofra, palmito, vagem, abobrinha, beterraba e todas as folhas (couve, rúcula, agrião, espinafre, alface, mostarda etc.). Só não pode colocar óleo, maionese ou queijos gordurosos!


13 - Seja um pouco natureba
Coloque no cardápio pelo menos um item integral por dia. Arroz, pães e massas brancas têm menos fibras, vitaminas e minerais do que as receitas em que entram os grãos inteiros. Diminuindo o açúcar e o adoçante, aos poucos você irá reeducando o seu paladar a pedir menos doces. Aproveite para ler um daqueles livros radicais que vão te assustar demais para entupir-se de fast-food.


Beijos amigas... e força sempre na RA.

4 comentários:

  1. Hello!

    Boas dicas sim senhora 100% aprovadas :)

    Temos é que ser racionais e segui-las ( que é o mais dificil)

    Boa Semana
    Beijo Light
    CC

    ResponderExcluir
  2. Que óptimas dicas querida Vanessa.
    Eu faço quase tudo o que está aí e me dou muito bem!!!

    Mil beijocas e uma óptima terça!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas amiga.
    Tenha uma
    ótima semana!!!
    Bjão

    ResponderExcluir

Entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o ... e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”
Obrigado por me acompanharem!!! Força sempre, se não por hoje mas hoje e sempre.